Master Of Simplicity

Uma das vantagens mais impressionantes do minimalismo é a diminuição da necessidade de organização. Afinal, como você organiza tralha?

Que falsa concepção é essa que o faz acreditar estar organizando a sua vida quando você está mantendo “lixo”?

No passado, eu experimentei muitas técnicas de organização para todo o tipo de coisas. Testei muitas aplicações e fiz diversos tipos de listas. Porém, a solução para a minha situação era bem mais simples: MINIMIZAR. Eu só precisava selecionar o que era importante e me fazia sentir bem. Eliminar uma quantidade estonteante de coisas que me retiravam tempo e me distraíam do real foco.

Ao invés de ter muitas responsabilidades ao mesmo tempo, eu consegui dizer “não”. Eu mudei a minha vida com essa atitude. Reduzi o número de projectos que demandavam a minha atenção. Isso permitiu-me estar mais presente em cada um deles e, consequentemente, consegui uma progressão mais rápida nos poucos que selecionei importantes. A minha agenda ganhou alterações positivas também, pois nem sempre nos apercebemos como um projecto aqui e uma atividade ali “pesam” no nosso dia a dia.

Em casa retirei móveis e objetos. Deixei superfícies vazias, o que me permitia limpar rápido e com maior regularidade. Eliminei itens repetidos e abri espaço em cada divisão da casa. Veja as vantagens de um quarto bem minimalista com apenas um móvel!

Claro que, novamente, tudo isto não aconteceu do dia para a noite.

organizacao-minimizada

Afinal para que serve a organização?

Ela permite-nos achar o que precisamos. Mas se eu tenho apenas aquela meia dúzia de algo que acho indispensável para mim, será que vai ser difícil encontrar?
Também permite estruturar e planificar uma série de coisas como projectos e objetivos. Mas se eu selecionei apenas as prioridades, será que preciso de um sistema organizacional complexo?

A organização continua na minha vida, porém a necessidade de organizar minimizou-se imenso!

  • Como organizar um roupeiro que só tem as peças indispensáveis?
  • Como organizar uma gaveta sem tralha?
  • Como organizar uma lista de contactos que só tem as pessoas com quem realmente falamos?
  • Como organizar um facebook que só tem quem/aquilo que gostamos?
  • Como organizar uma biblioteca com apenas os 5 livros que mais gosto e sempre releio?

Faça uma reflexão sobre a sua vida: reveja suas atividades, responsabilidades, projectos, amigos, contactos, trabalho, casa e objetos. Escolha o essencial.

DESAPEGUE! DESTRALHE! SELECIONE!

Verifique o que realmente requer organização e considere a hipótese de minimizar essa área, de modo a simplificar do seu agrado. Não perca tempo organizando a sua organização!! Desfruta a vida!!

3 Responses

  1. Olá!

    Estou nesse processo de deixar somente o necessário e o que realmente uso e gosto, as vezes dá uma sensação de vazio e de meio que desespero, tipo, e seeeee eu precisar mas bem, se não precisei nesses últimos seis meses né..

    Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese