Master Of Simplicity

Mindfulness na Vida e na Gravidez

Em Portugal já havia lido sobre estar mais atento ao momento, vivendo mais o presente. Coisas simples como comer uma maçã prestando atenção ao sabor e à textura ou fazer um trabalho estando plenamente focado e evitando distrações.

No Canadá tive uma professora que me fez desenvolver esta temática de “consciência e atenção constante no momento” que o conceito mindfulness define. Esta palavra nunca tinha sido tão usada no meu vocabulário. Tornou-se uma prática constante e uma ajuda forte na minha jornada pelo minimalismo.

Assim sendo pergunto-lhe: o que você realmente sente quando:
– vê televisão?
– toma uma refeição com a sua família?
– trabalha na sua profissão?
– está com seus filhos, pais ou avós?
– arruma sua casa?

Será que está gostando daquele momento?
Sente gratidão pelo que de bom acontece?
Devolve a atenção que lhe é dada?

Durante muito tempo vivi em modo de “piloto automático”. Era capaz de fazer tudo ao mesmo tempo e stressar por ainda haver muito mais a fazer. Diversos sorrisos, sentimentos e gestos foram negligenciados. Porém, hoje tenho consciência da minha falta de percepção sobre esses momentos passados, e tudo isso se tornou a lição de vida que não quero mais repetir.

Está passando por alguma fase importante na sua vida?
Concentre-se e aproveite-a!

Neste momento vivo a sensação de “mindfulness na gravidez”, algo que estarei partilhando com mais intensidade nas próximas semanas. Estou atenta a cada sintoma, saboreando cada movimento da bebé e abraçando esta dádiva de trazer um ser precioso dentro de nós. Repleta de emoção e alegria trago para o Música com Café um amor incondicional que acontece daquele modo tão singular.

Agora, mais do que nunca, vivo os meus momentos mindfulness “a dois”: somos duas escrevendo e sentindo! 🙂

Partilhamos a fome, a energia e o cansaço. Minha atenção constante no que escrevo vive segundos de sorrisos criados pelos movimentos e pelas pancadinhas carinhosas de outro ser! As interrupções contínuas para ir na casa de banho (banheiro) são parte natural deste meu momento “sem distrações”, bem como qualquer soluço ou arroto!

Em cada palavra que você lê neste momento há uma dose imensa de gratidão, de amor e de bondade.
Se você tem uma irmã, prima, sobrinha ou amiga grávida, aproveite para conversar com ela e manter-se atento(a) sobre cada detalhe possível.
Tudo passa tão rápido… porque não viver esse momento ao máximo?

gravidez

Originalmente escrito a 29 de Abril de 2016 aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese